segunda-feira, 9 de abril de 2012

Minha filha tem hidrocefalia.....

Hidrocefalia Congênita
Hidrocefalia é o aumento do volume do crânio devido ao aumento do volume das cavidades cerebrais, pelo acumulo de liquor em seu interior,quando se define a doença como congênita, na primeira infância.

O acúmulo de liquor no sistema ventricular (cavidades cerebrais) pode ocorrer por excesso de produção , por  transtornos da circulação  ou déficit de absorção do liquor, cuja produção é originado nos plexos corioides e cuja absorção pelas granulações aracnoides o devolvem ao sangue. Sua produção varia de 2 a 20 ml/hora, de modo que quando sua circulação fica obstruída, o acumulo ocorre e o cérebro sofre, trazendo os diversos sintomas deficitários em maior ou menor grau, além do sinal clinico mais chamativo que é o aumento do perímetro cefálico ( Macrocefalia )  e a fontanela  tensa ou saliente ( moleira abaulada).

A hidrocefalia congênita pode iniciar ainda  durante a gravidez, podendo ser detectada pelo ultrasom de controle. Nestes casos o parto pode ser programado, com a intenção de tratar a hidrocefalia precocemente, incluindo o amadurecimento fetal e o parto cezáreo.
Nas demais situações, uma vez que se suspeite da doença, os exames complementares vão dar o diagnóstico. A ecografia transfontanelar pode confirmar o diagnóstico de hidrocefalia, mas poderá não ser,suficiente para o diagnóstico da causa da mesma. A tomografia computadorizada do crânio e em especial a Ressonância Magnética nuclear do encéfalo, detalharão melhor os diverso tipos e as diversas causas da hidrocefalia, inclusive sua associações com outras malformações e até com tumores do Sistema Nervoso Central.

O tratamento convencional da hidrocefalia congênita é a Derivação Ventrículo peritoneal com interposição de válvula, porém terceiroventriculostomia  endoscópica pode ser o tratamento de casos selecionados.

O uso do endoscópio é útil no direcionamento do cateter ventricular, no tratamento inicial, e também nos casos de septações do sistema ventricular, diminuindo o número de válvulas que as vezes são necessárias nesses casos.

Entretanto, a hidrocefalia pode acometer os adultos, também com diversas causas e diferentes sintomas , que também necessitam diagnóstico minucioso e tratamento por derivação liquórica , tanto por colocação de válvula como pela derivação interna , sem válvula por técnica endoscópica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário